Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ( TEP13399 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
  Construir conhecimentos a respeito dos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial e os caminhos alternativos à sua aprendizagem. Trocar ideias em debate sobre a organização da escola para atender aos processos de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial; Refletir a respeito do atendimento educacional especializado em relação os seus serviços e apoios;

Ementa
Processos de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial e os caminhos alternativos à sua aprendizagem; organização da escola para atender aos processos de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial; Atendimento Educacional Especializado: serviços e apoios.

Bibliografia
BARROCO, Sonia Mari Shima; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da (Org.).Educação especial e teoria histórico-cultural: em defesa da humanização do homem. Maringá, PR: EDUEM, 2012. 258 p. ISBN 9788576285052 (broch.). Classificação: 376 E24 Ac.157592.  CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. Campinas, SP: PUC Campinas: Autores Associados,2003. 150 p. (Educação contemporânea) ISBN 9788574960760 (broch.) Classificação: 376.32 C133a Ac.137876.  MILANEZ, Simone Ghedini Costa; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes.Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. – São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária,2013.144p.Disponível em: . Acesso em: 03 out de 2018.

Bibliografia Complementar
BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização : múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. 192 p. ISBN 9788577060115 (broch.) Classificação: 376.4 I37 Ac.110602.  BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho; RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri (Org.). Educação especial : do querer ao fazer. São Paulo, SP: Avercamp, 2003.191 p. ISBN 9788589311076 (broch.). Classificação: 376 E24 Ac.75544.  BRASIL.  Atendimento Educacional Especializado . Resolução Nº.4 Brasília, MEC/SEESP/CNE/CEB, 2009. Disponível em: /portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Em: 03 out de 2018. CAETANO, Andressa Mafezoni; GOMES, Vitor (Org.). Diálogos com os professores : práticas e reflexões sobre a inclusão escolar. Vitória, ES: EDUFES, 2016. 232 p. ISBN 9788577723256 (broch.). Classificação: 376 D536 Ac.163632. MENDES, E. G.; MALHEIRO, C. A. L. Salas de recursos multifuncionai s: é possível um serviço "tamanho único" de atendimento educacional especializado? In: MIRANDA, T. G.; FILHO, T. A. G. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. EDUFBA: Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/.../1/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf>. acesso em: 03 out de 2018.  PLETSCH, M. D. Educação Especial e inclusão escola r: problematizando a relação entre diretrizes políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Dossiê. Educação Especial e Inclusão: das políticas públicas às práticas educativas. Revista Poíesis Pedagógica – Revista do PPGEDUC – Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão – Programa de Pós Graduação em Educação – Catalão – GO. Disponível em: /www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31203>. Acesso em: 04 de out de 2018
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