Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO, PRÁTICAS CURRICULARES, PROCESSOS AVALIATIVOS ( TEP13398 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Construir conhecimentos a respeito dos processos inclusivos de estudantes público-alvo da educação especial na escola comum no que se referem às suas possibilidades e aos seus desafios; Refletir sobre as práticas curriculares direcionadas aos estudantes público-alvo da educação especial; Debater a respeito dos processos avaliativos de identificação, planejamento e atendimento educacional especializado aos estudantes indicados à educação especial.

Ementa
Processos inclusivos de estudantes público-alvo da Educação Especial na Escola comum: possibilidades e desafios; Práticas curriculares direcionadas aos estudantes público-alvo da educação especial; Processos avaliativos de identificação, planejamento e atendimento educacional especializado aos estudantes indicados à Educação Especial.

Bibliografia
VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação Especial Inclusiva : conceituações, medicalização e políticas. Campos do Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.  VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; ALVES, Edson Pantaleão (Org.). Educação especial : indícios, registros e práticas de inclusão. São Carlos, SP: Pedro & João Ed., 2013. 206 p. ISBN 9788579931369 (broch.).Classificação: 376 E24 Ac.143886.  VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; ALVES, Edson Pantaleão (Org.). Educação especial no cenário educacional brasileiro . São Carlos, SP: Pedro & João Ed., 2013. 234 p. ISBN 9788579931352 (broch.).Classificação: 376 E24 Ac.143792.

Bibliografia Complementar
BARROCO, Sonia Mari Shima; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da (Org.). Educação especial e teoria histórico-cultural : em defesa da humanização do homem. Maringá, PR: EDUEM, 2012. 258 p. ISBN 9788576285052 (broch.). Classificação: 376 E24 Ac.157592.  BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais . 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. 128 p. ISBN 9788577060023 (broch.). Classificação: 376 B573i 2.ed. Ac.134788.  GONÇALVES, Agda Felipe Silva. Inclusão escolar, mediação, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva históricocultural . [Vitória, ES?]:GM, 2008. 123 p. ISBN 9788599510346 (broch.)Classificação: 376 G635i Ac.120047.  JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa . Porto Alegre: Mediação, 2007. 303 p. ISBN 9788577060184 (broch.) Classificação: 376.4 I36 Ac.134939.  VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; CHICON, José Francisco (Org.). Educação especial e educação inclusiva: conhecimentos, experiências e formação. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2011. 272 p. ISBN 9788586305931(broch.).Classificação: 376.4 E24 Ac.139333.
Carregando...