Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL ( EPS13408 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Promover reflexões e discussões sobre as relações entre Educação, Pobreza e Desigualdade Social, com enfoque nas vivências dos sujeitos da escola em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, em relações sociais e políticas injustas.

Ementa
Pobreza e cidadania. Pobreza, direitos humanos, justiça e educação. Escola: espaços e tempo de reprodução e resistências da pobreza. Pobreza e currículo.

Bibliografia
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012. ______. Imagens quebradas. Petrópolis: Vozes, 2008. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Bibliografia Complementar
BENEVIDES, Maria Victoria. Cidadania e direitos humanos. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2012. FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994 REGO, Walquiria Leao; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: UNESP, 2013. SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
Carregando...