Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO COMO APOIO EDUCACIONAL ( LCE13368 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
 Discutir a relação existente entre Tecnologia, Educação e Sociedade. ● Refletir sobre o papel das diversas tecnologias educacionais no processo educativo. ● Reconhecer e avaliar os diversos usos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. ● Identificar as diversas aplicações pedagógicas das TICs, contextualizando sua aplicação no cotidiano da prática educativa. ● Desenvolver a autonomia e a habilidade de trabalho em equipe, dando ênfase à diversidade comunicacional proporcionada pelos usos das TICs na educação.

Ementa
Tecnologias: os recursos de ensino e a tecnologia educacional. O processo de comunicação e de ensino e aprendizagem. A comunicação audiovisual. Seleção, produção e utilização de recursos audiovisuais no ensino. Análise e utilização de softwares educativos. Uso das tecnologias da informação e da comunicação como apoio educacional na educação a distância.

Bibliografia
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1998 MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SILVA, M . Sala de aula interativa. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

Bibliografia Complementar
BELLONI, M. L.  O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001 CAMPOS, F.; SANTORO, F.; BORGES, M.; SANTOS, N. Cooperação e aprendizagem on-line . Rio de Janeiro: DP&A, 2003. . LEVY, P. Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1998. LEVY, P. O que é o virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1996. RUDGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulinas, 2011.
Carregando...