Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ( TEP13390 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Vivenciar o cotidiano das escolas de ensino fundamental; -Refletir criticamente sobre a realidade das práticas educativas do ensino fundamental; -Identificar situações-problemas no campo de estágio relacionadas aos processos que ali são desenvolvidos; -Propor parceria com os profissionais da escola/campo para auxilio nos processos que aí se desenvolvem; -Trocar experiências vivenciadas no ensino superior com as escolas de ensino fundamental selecionadas para campo de estágio; -Elaborar proposta de intervenção para as situações educativas sugeridas pelos professores das escolas campo; - Intervir no cotidiano/realidade, com base na proposta elaborada e sustentada em práticas pedagógicas relacionadas dialeticamente com a(s) teoria(s) estudada (s). -Participar de atividades variadas de regência relacionadas aos processos educativos/pedagógicos da instituição.

Ementa
Condições concretas do trabalho docente: análise e efeitos nas escolas de ensino fundamental; Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica na instituição campo; Parceria entre universidade e escolas campo: desenvolvimento de formação continuada dos profissionais.

Bibliografia
DAHLBERG, G. MOSS, P. PENCE, A – Qualidade na Educação da Primeira Infância – Perspectivas Pós-Modernas. Porto Alegre: Artemed. 2003. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2001. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artes Medicas, 2002. WEISZ, Telma & SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000. XAVIER, Maria Luísa M. & ZEN, Maria Isabel H. Dalla (Orgs.). O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. Porto Alegre: Mediação, 1997.

Bibliografia Complementar
 ASSUNÇÃO, Madalena S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores Associados, 1996. DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2001. Parâmetros curriculares nacionais (anos iniciais) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series PENIN, Sônia Teresinha de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus, 1994. ROJO, Roxane (org.) A prática de linguagem em sala de aula - praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2001
Carregando...