Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA 1 - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( EPS13449 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL   Propiciar embasamento teórico-metodológico necessário ao ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica, problematizando e vivenciando diferentes contextos da formação e prática docente.

Ementa
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de História na infância. Diferentes concepções de História e sua importância para o ensino. O surgimento da História como disciplina escolar. Propostas curriculares de História. Noções de tempo, temporalidade e duração. O livro didático de História. Estudos críticos dos conteúdos de História. Recursos auxiliares do ensino de História: planejamento e práticas.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2013 (Coleção Repensando o Ensino).   OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007.   ROSSI, Vera Sabongi de e ZAMBONI, Hernesta (Org.). Quanto tempo o tempo tem. São Paulo; Alínea, 2003

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.   CAIMI, Flávia Eloisa; MACHADO, Ironita A. P. e DIEHL, Astro Antônio (Org.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999   FERREIRA, Antônio Celso; BEZERRA, Holien Gonçalves; LUCA, Tânia Regina de (Orgs.). O historiador e seu tempo. São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008.   FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JUNIOR, (Org.). Perspectiva do ensino de história: ensino cidadania e consciência histórica. Uberlândia.   RICCI, Claudia S. Pesquisa como ensino: textos de apoio: propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Carregando...