Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( EPS13388 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Explorar as relações entre educação, sociedade civil e estado a partir do estudo das concepções dos movimentos sociais e da Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para a atual configuração da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. -  Estudar as concepções teórico-metodológicas da Educação Popular e EJA no Brasil e seu legado para este campo de conhecimento; analisar as relações movimentos sociais e Estado e a configuração atual da modalidade.

Ementa
 Estado, educação e movimentos sociais; o papel dos movimentos sociais na configuração do campo da EJA: trajetória e memória; tensões e desafios na formulação, implementação e consolidação das políticas de EJA nos planos global e local; direitos humanos e movimentos sociais no Brasil; os sentidos da EJA como direito e como educação e aprendizagem ao longo da vida: aspectos legais e dilemas.

Bibliografia
 GOHN, Maria da Glória Marcondes. A construção da cidadania dos brasileiros. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2003. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Novas teorias dos movimentos sociais. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2010. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Bibliografia Complementar
  ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Alfabetização e Cidadania – Revista de Educação de Jovens e Adultos. Nº 11 – Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil, Abril de 2001, p. 9-20. BARRETO, José Carlos. Um sonho que não serve ao sonhador. In: Departamento de EJA/Secad; RAAB. (Org.). Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. 1. ed. Brasília: UNESCO/MEC/RAAB, 2005, v. 1, p. 63-68. BEISIEGEL, Celso de Rui. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, (4): 26-34, jan./abr. 1997. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria e prática de Paulo Freire no Brasil. 4. ed. Brasília: Líber Livro, 2008. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura do povo e a educação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. FREIRE, Paulo. Educação de adultos e educação popular na América Latina. In: Educação popular– Utopia Latino-americana. São Paulo: Cortez/ Edusp, 1994.
Carregando...