Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CIÊNCIAS NATURAIS II-CONTEÚDO E METODOLOGIA ( TEP13445 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivos   Aplicar sequências didáticas investigativas para abordagem de diferentes conceitos científicos levando em diferentes contextos educativos. Inserir-se na perspectiva da educação pela pesquisa

Ementa
   

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.; REY, R.C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.   CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação : Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.   DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente : Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola : o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2010.   DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências : fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.   LIMA, M. E. C. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças . Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.   POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências : do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.   SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 10 n. 2, 2010.
Carregando...