Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MATEMÁTICA II - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( TEP13442 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para saná-las. - Familiarizar-se com conceitos de matemática e aplicá-los coerente e eficazmente na sala de aula. - Relacionar o ensino de matemática com os outros ramos do saber e com o cotidiano do aluno. - Construir o conceito de números fracionários e de frações equivalentes. - Compreender o sentido das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números fracionários. - Construir o conceito de números decimais com vírgula e das quatro operações. - Comparar características do sistema monetário nacional com o sistema de numeração decimal. - Compreender a evolução do sistema de medidas de comprimento e a necessidade de sua padronização. - Conhecer as unidades usuais de medidas de comprimento, capacidade, massa e a relação entre suas grandezas e com o sistema de numeração decimal. - Identificar e relacionar entre si as unidades de tempo. - Localizar e entender a movimentação de corpos no espaço com base em pontos de referência e indicações de direção. - Construir conceitos geométricos básicos, classificando e identificando características e propriedades dos principais sólidos geométricos e das figuras geométricas planas. - Conhecer metodologias e utilizar material didático para o trabalho com números racionais e com geometria.  

Ementa
O ensino e a aprendizagem de medidas não inteiras – frações e decimais – e dos primeiros sistemas de medidas: conceitos, operações e resolução de problemas. O sistema monetário nacional. A evolução de noções lógico-espaciais e do pensamento geométrico no aprendiz: a localização de corpos no espaço e sua representação. Ensino e aprendizagem de conceitos básicos da geometria. Construção e exploração de diferentes recursos de ensino da geometria.          

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006.   SANTOS, Vânia Pereira dos (Orgs.). Avaliação da aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Projeto Fundão. UFRJ.   TOLEDO, Marília e TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   CARRAHER, Terezinha Nunes (Org). Aprender pensando. 14 ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.   CARRAHER, Terezinha Nunes (Org). Na vida dez, na escola zero. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1994.   CENTURIÓN, Marília. Números e operações. São Paulo: Scipione, 1995.   IMENES, Luis Márcio. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1994.   ______. Geometria dos mosaicos. São Paulo: Scipione, 1994.   LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006.   PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.   SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Carregando...