Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MATEMÁTICA I - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( TEP13437 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Reconhecer a importância da matemática na formação do educando. - Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para saná-las. - Selecionar processos, material didático e técnicas adequadas ao ensino da matemática. - Familiarizar-se com conceitos de matemática e aplicá-los coerente e eficazmente na sala de aula. - Relacionar o ensino de matemática com os outros ramos do saber e com o cotidiano do aluno. - Identificar e valorizar o conhecimento matemático de crianças pré-escolares. - Discutir alguns aspectos dos PCNs de matemática. - Construir conhecimentos sobre os conceitos de: ordem, inclusão hierárquica, conservação de quantidade, seriação e classificação. - Conhecer a história dos números e as possibilidades da sua utilização no ensino-aprendizagem de matemática.

Ementa
A evolução da noção de quantidade numérica na criança: os obstáculos e sua superação. Evolução histórica dos sistemas de numeração e propriedades do sistema de numeração decimal. As quatro operações numéricas: conceituação, algoritmos e resolução de problemas. Investigações práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem lógico-matemático na infância.        

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   CARRAHER, Terezinha Nunes (Org). Aprender Pensando. 14ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.   LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006.   TOLEDO, Marília e TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática.  São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.   GOLBERT, Clarissa S. Jogos matemáticos. Porto Alegre: Mediação, 1997. (Jogos Athurma, 1)   KAMII, Constance. A criança e o número. 17ª ed., Campinas, SP: Papirus, 1993.   IMENES, Luis Márcio. A numeração indo-arábica. Coleção: Vivendo a matemática. 7a ed., São Paulo: Scipione, 1999.   ______. Os números na história da civilização. Coleção: Vivendo a matemática. 11a ed., São Paulo: Scipione, 1999.   LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006.   PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.   PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.   SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.   SPINILLO, Alina Galvão. Educação Matemática em Revista. (Edição especial sobre as séries iniciais do ensino fundamental) Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano II, n. 3, 2o sem. 1994.    
Carregando...