Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CIÊNCIAS NATURAIS I - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( TEP13435 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
•          Compreender o ensino de ciências como processo de inserção dos estudantes em uma nova maneira de ver e interpretar o mundo natural e a ciência como empreendimento humano, cultural. •          Compreender os principais conceitos científicos envolvidos nos principais temas estruturadores do currículo de ciências, bem como o processo de construção desses conceitos. •          Perceber a necessidade de aproximação com outras áreas do conhecimento humano para produção/construção de conhecimento científico. •          Estruturar sequências didáticas investigativas para abordagem de diferentes conceitos científicos.

Ementa
A produção do conhecimento científico no contexto sócio-histórico. Temas integradores do currículo de Ciências Naturais na educação básica. Desenvolvimento de sequência didática: Objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas, avaliação.

Bibliografia
CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola : o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2010.   DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências : fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.   POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências : do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação : Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.   CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.; REY, R.C. Ciências no ensino fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.   GERALDO, A.C.H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico crítica . Campinas, SP. Autores Associados. 2009.   LIMA, M. E. C.  C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio , v.8, n.2, p.184-198, 2006.   SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 10 n. 2, 2010.
Carregando...