Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO ESPECIAL ( TEP13432 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Construir conhecimentos básicos e desenvolver análise crítica sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o processo histórico, as políticas públicas, a legislação e as questões sociais e educacionais a respeito do público-alvo da educação especial na educação básica e em interfaces com outras modalidades de ensino.  - Entender o atendimento educacionalespecializado ao público-alvo da educação especial;  - Refletir sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altashabilidades e superdotação;  - Conhecer o público-alvo da educação especial e suas especificidades;  - Analisar o currículo, a avaliação e as práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão;  - Debater a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva.

Ementa
Aspectos históricos, filosóficos e psicossociais da Educação Especial; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Legislação e políticas públicas em Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Público-alvo da Educação Especial no contexto da escola comum; Currículo, avaliação e práticas pedagógicas inclusivas; Formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva.

Bibliografia
MAZZOTA, Marcos José. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.   BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2007-2008.   JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. Ed. Campinas. SP: Autores Associados, 2006.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Atendimento Educacional Especializado. Resolução Nº.4 Brasília, MEC/SEESP/CNE/CEB, 2009.   CAIADO, Kátia Regina Moreno Caiado. JESUS, Denise Meyrelles de. Professores e Educação Especial: Formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011.    LOBO. Lília Ferreira. Os infames da História: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro, Lamparina, 2008.    BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2007-2008.   BRASIL. Atendimento Educacional Especializado. Resolução Nº.4 Brasília, MEC/SEESP/CNE/CEB, 2009.
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