Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMINÁRIO INTEGRADOR I ( EPS13426 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- articular conhecimentos abordados especialmente em disciplinas ministradas no primeiro, segundos e terceiros períodos do curso, tendo como eixo integrador aspectos sociohistóricos e filosóficos da Educação; - colaborar em atividades de extensão por meio da socialização das produções na disciplina. - Articular os fundamentos da educação e a pesquisa com a atuação do profissional da educação, a política, gestão e o currículo da educação básica, na perspectiva de constituir a proposta político-pedagógica da escola.

Ementa
Os fundamentos da Educação e a pesquisa em articulação com a formação/atuação do profissional da Educação, a política e gestão educacional e o currículo da Educação Básica na interface com a diversidade/diferença humana.

Bibliografia
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais – Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Ed. Artes médicas, 1997. MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed. 2005. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica. 2011.

Bibliografia Complementar
LÜDKE, Menga (org.). O Professor e a Pesquisa. Campinas: Papirus, 2001. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006. NÓVOA, Antonio (Org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. FULLAN, M., HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Carregando...