Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA ( LCE13424 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio do estudo das modalidades oral e escrita da língua, sob uma perspectiva interativa e discursiva; discutir as características das modalidades oral e escrita da língua, tendo como perspectiva os diferentes gêneros discursivos; refletir acerca de possibilidades de operacionalização de situações didáticas de ensino da leitura, da produção textual oral e escrita sob a perspectiva do trabalho com os gêneros discursivos; vivenciar situações de leitura e produção oral e escrita de gêneros discursivos diversos, pertencentes a diferentes situações de interação e domínios discursivos; refletir e avaliar seu próprio texto e o texto do outro, tendo em vista os aspectos composicionais e contextos de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.

Ementa
Domínio discursivo, gêneros do discurso, discurso/discursividade, texto/textualidade e enunciado/enunciação, produção de sentidos em chave crítica. Práticas de leitura compreensiva, analítica e crítica de textos científicos, filosóficos, literários e memorialísticos, incluindo aqueles das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Práticas de produção de texto: planejamento, produção, avaliação, correção e reelaboração individual e colaborativa de textos escritos e orais. Historicidade e dimensão ideológica das práticas de leitura, escrita e oralidade

Bibliografia
BRAIT, Beth. Bakhtin conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos (Coord.). Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2009. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

Bibliografia Complementar
BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016. BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Trama e texto: leitura crítica, escrita criativa. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed.  Belo Horizonte: Autêntica 2009. COSTA, Sérgio Roberto.; FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ática, 1997. GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia Olivi; IVAMOTTO, Regina Maria Ferraz Ellero. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. KRAMER, Sonia; SOUZA, Solange Jobim e. Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Sao Paulo: Ática, 1996. LODI, Ana Claudia Balieiro; HARRISON, Kathryn Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite de (Org.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004. RIOLFI, Cláudia et al. (Org.). Leitura e escrita: impasses na universidade. São Paulo: Paulistana, 2015.
Carregando...