Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ( EPS13419 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL   Proporcionar aos estudantes diálogos sobre o que significa abordar os temas e problemas educacionais do ponto de vista filosófico, possibilitando-lhes a construção de instrumentos conceituais provenientes de diversas matrizes teórico-filosóficas para ler, interpretar e atuar na realidade educacional.  

Ementa
O que é Filosofia. Filosofia da Educação. Filosofia da Educação Tradicional. Filosofia da Educação Humanista. Filosofia da Educação Tecnicista e Neotecnicista. Filosofia da Educação Crítica. Filosofia da Educação Pós-Crítica. Filosofia da Educação no Brasil.        

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002. MENDES, Durmeval Trigueiro et al. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999. SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U, 1986.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. ROUSSEAU, Jean Jaques. Emílio, ou da educação. Trad. de Roberto Leal Ferreira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MARTINS, Marcos Francisco; PEREIRA, Ascísio dos Reis (Orgs.). Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCar, 2014. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
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