1) CHERVEL, A. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa . Teoria & Educação, 2, 1990, p. 177-229.
2) MASETTO, M. Didática: a aula como centro . 4 ed. São Paulo: FDT, 1997 (Coleção aprender e ensinar)
3) MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas . 8 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
4) PADILHA, H. Mestre maestro: a sala de aula como orquestra . Rio de Janeiro: Linha Mestra, 2003.
5) PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática . Belo Horizonte: Autêntica. 2006.
6) PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar . Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
7) PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula . 3 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
RONCA, P. A.C. e TERZI, C A. A aula operatória e a construção do conhecimento . São Paulo, SP: Edesplan. 2001.