1) BARBOSA, R.M. Descobrindo a geometria fractal: para a sala de aula . 2ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.
2) CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos . Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
3) ENZENSBERGER, H. M. O diabo dos números . São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
4) FIORENTINI, D.; NACARATO, A.M. Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática . São Paulo: Musa, 2005.
5) IMENES, L.M. Geometria das dobraduras . 7. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
6) MACHADO, N.J. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins . São Paulo: Cortez, 1992.
7) MOREIRA, P.C.; DAVID, M.M.M.S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar . Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
8) MOREIRA, P.C.; FERREIRA, M.C.C. O que é número real? Os números reais na formação do professor da Educação Básica .
9) CURY, N.H.; VIANNA, C.R. Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas . Santa Cruz do Sul (RS): Editora IPR, 2012.
10) MOURA, M.O. O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência . São Paulo: Feusp, 1999.
11) NOBRE, S.R. História da Resolução da Equação de 2º Grau: Uma abordagem pedagógica . 1ª edição. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2003.
12) PINTO, N.B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar . Campinas, SP: Papirus, 2009.
13) SANTOS, C.A.; NACARATO, A.M. Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
14) SANTOS, V.P. Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos . Projeto Fundão. UFRJ.
15) TAHAN, M. O homem que calculava . São Paulo: Saraiva, 1949. 16) TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática . São Paulo: FTD, 1997.
17) WALLE, J.A.V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula . 6ª edição. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.