Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA II ( TEP13743 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivos a serem definidos em conjunto com o departamento que oferece a disciplina.

Ementa
Observação e análise das diferentes formas de atuação do professor de Matemática no quarto ciclo do Ensino Fundamental. O aluno do quarto ciclo do ensino fundamental. O erro e o processo de aprendizagem. A matemática escolar no quarto ciclo do Ensino Fundamental. Análises e discussões sobre situações didáticas. Docência supervisionada nas classes do Ensino Fundamental (4o ciclo). A avaliação e as possibilidades de ação e reflexão.

Bibliografia
 1)        ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva . São Paulo: Cortez, 2005. 2)        BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3ª e 4ª Ciclos - Matemática . MEC/SEF, 1998. 3)        FIORENTINI, D. Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares . Campinas: Mercado de Letras, 2003. 

Bibliografia Complementar
  1)        BARBOSA, R.M. Descobrindo a geometria fractal: para a sala de aula . 2ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005. 2)        CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos . Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 3)        ENZENSBERGER, H. M. O diabo dos números . São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 4)        FIORENTINI, D.; NACARATO, A.M. Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática . São Paulo: Musa, 2005. 5)        IMENES, L.M. Geometria das dobraduras . 7. ed. São Paulo: Scipione, 2005. 6)        MACHADO, N.J. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins . São Paulo: Cortez, 1992. 7)        MOREIRA, P.C.; DAVID, M.M.M.S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar . Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 8)        MOREIRA, P.C.; FERREIRA, M.C.C. O que é número real? Os números reais na formação do professor da Educação Básica . 9)        CURY, N.H.; VIANNA, C.R. Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas . Santa Cruz do Sul (RS): Editora IPR, 2012. 10)     MOURA, M.O. O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência . São Paulo: Feusp, 1999. 11)     NOBRE, S.R. História da Resolução da Equação de 2º Grau: Uma abordagem pedagógica . 1ª edição. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2003. 12)     PINTO, N.B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar . Campinas, SP: Papirus, 2009. 13)     SANTOS, C.A.; NACARATO, A.M. Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 14)     SANTOS, V.P. Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos . Projeto Fundão. UFRJ. 15)      TAHAN, M. O homem que calculava . São Paulo: Saraiva, 1949. 16)      TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática . São Paulo: FTD, 1997.                 17)      WALLE, J.A.V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula . 6ª edição. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. 
Carregando...