1) CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos . Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
2) FIORENTINI, D. Rumos da Educação Matemática: O professor e as mudanças didáticas e curriculares . Anais do II Seminário de Avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática, Brusque-SC, junho/2001. (p. 23-37).
3) GUZMAN, M. Contos com contas . Lisboa: Gradiva, 1991.
4) JULIUS, E.H. Aritmetruques: 50 dicas de como somar, subtrair, multiplicar e dividir sem calculadora . 2ª edição. Campinas: Papirus, 1999.
5) LORENZATO, S. Para aprender matemática . Campinas, São Paulo: Editores associados, 2006.
6) MACHADO, N.J. Matemática e língua materna: (análise de uma impregnação mútua) . São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.
7) MOREIRA, P. C.; SOARES, E. F.; FERREIRA, M. C. C. Frações: o que os erros dos alunos podem ensinar aos professores . Belo Horizonte,1999.
8) MUNIZ, C.A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática . 2ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.
9) NACARATO, A.M.; MENGALI, B.L.S. ; PASSOS, C.L.B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender . Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
10) PINTO, N.B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar . Campinas, SP: Papirus, 2009.
11) RAMOS, L.F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos . São Paulo: Ática, 2009.
12) SANTOS, V.P. Avaliação de Aprendizagem e Raciocínio em Matemática: Métodos Alternativos . Projeto Fundão. UFRJ.
13) SELVA, A.C.V.; BORBA, R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental . Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
14) SILVA, C. M.S. Explorando as operações aritméticas com recursos da História da Matemática . Brasília: Plano, 2003.
15) TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática . São Paulo: FTD, 1997.
16) WALLE, J.A.V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula . 6ª edição. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.