Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ENSINO DE NÚMEROS E ÁLGEBRA ( MAT13697 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Evidenciar e discutir, do ponto de vista da matemática escolar, o ensino de números e álgebra. Analisar propostas curriculares oficiais. Promover a preparação e o uso de materiais didáticos e de tecnologias. Trazer ao primeiro plano de discussões sobre a prática do futuro professor.

Ementa
Articulação entre os conteúdos que permeiam os currículos da escola básica e a ciência matemática. Análise de propostas curriculares oficiais relacionadas ao ensino de números (com ênfase em números racionais) e álgebra no Ensino Fundamental e Médio. Preparação e análise de material didático. Produções textuais dos alunos. Sequências didáticas. Uso de tecnologias de informação e comunicação. Experiências relativas à prática do futuro professor

Bibliografia
1)        RIBEIRO, A.J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função . 1ª edição . Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Volume 1. 2)        RIPOLL, C.C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Números Naturais: Livro do Professor de Matemática da educação Básica . Coleção Matemática para o Ensino, SBM, 2016. Volume 1. 3)        RIPOLL, C.C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Números inteiros: Livro do Professor de Matemática da educação Básica . Coleção Matemática para o Ensino, SBM, 2016. Volume 2. 

Bibliografia Complementar
1)        BELFORT, E. GUIMARÃES, L.C. Álgebra para Professores . Rio de Janeiro: IM-UFRJ, 2000. (não existem exemplares) 2)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental .Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília: MEC, 1997. 3)        BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica . Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1999. 4)        BRASIL. PCNEM Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Secretaria de Eduação Média e Tecnológica do Ministério da Educação . Brasília: SEMT/MEC, 1999 . 5)        BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias . Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 6)        CARAÇA, B.J. Conceitos Fundamentais da Matemática . Lisboa: Gradiva, 2004. 7)        COSTA, M.A. As Idéias Fundamentais da Matemática . São Paulo: Grijalbo, 1971. 8)        MARTÍNEZ, S. Números, Coleção ReFIP Resources for the preparation of preservice elementary school teachers in mathematics . edition of 5000 books for use in Elementary School Teacher Programs 2012. Disponível em http://refip.cmm.uchile. cl/, acessado em 28/03/17. 9)        MARTÍNEZ, S. et al,. Algebra, Coleção ReFIP Resources for the preparation of preservice elementary school teachers in mathematics , edition of 5000 books for use in Elementary School Teacher Programs 2012. Disponível em http://refip.cmm.uchile. cl/ , acessado em 28/03/17.
Carregando...