Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS ( TEP13806 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidade e gênero na educação brasileira. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. A formação de profissionais da educação para a diversidade étnico-racial. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira.

Bibliografia
 1)        ABONG. (Ed.). Racismo no Brasil . São Paulo: Petrópolis, ABONG, 2002. 2)        BARRETO, M. A. S. C.; RODRIGUES, A.; SISS, A. A. Produções Identitárias e Políticas Culturais . Vitória: Edufes, 2013. 3)        BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. Infância. Educação e Direitos Humanos . 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006. 4)        MOORE,C. Racismo Sociedade: Novas Bases epistemológicas para entender o racismo . Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. 5)        MUNANGA. K. Superando o Racismo na escola .  2ª Ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Bibliografia Complementar
 1)        Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana . Brasília: MEC/Secad, 2005. 2)        CAVALLEIRO, E.S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil . 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2005. 3)        EPEIA - Dossiê Mulheres Negras . Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/dossie_mulheres_negrasipea.pdf. Acesso em 20 dez. 2015. 4)        FELICE, R. C. G . Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas . Campinas, SP: Autores Associados. 2011. 5)        FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo, Global, 2007. FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1974. 6)        GOHN, M. G. Movimentos sociais e educação . 8ª ed., São Paulo: Cortez, 2012. (Col. Questões da nossa época, 37). 7)        GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo . Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167182. 8)        GONÇALVES, L. A.; SILVA, P. B. G. Movimento negro e educação . Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, ANPED, 2000. n. 15, p. 134-158. 9)        GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e Antirracismo no Brasil . 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2009. 10)     LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo . São Paulo: Cortez, 2011. MUNANGA, Kabengele. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v. 4, p. 34-45, 2014.
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