1) ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática . 2 edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
2) BORBA, M.C; SILVA, R.S.R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento . 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
3) BICUDO, M.A.V.; GARNICA, A.V.M. Filosofia da educação matemática . 4ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.
4) CARRAHER, D.C.; NUNES, T.; SCHLIEMANN, A.L. Na vida dez na escola zero . São Paulo: Cortez, 1994.
5) D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa . Educação Matemática em Revista: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, 1993.
6) D'AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade . São Paulo: Palas Athena, 2001. 174 p. ISBN 8572420150.
7) FONSECA, M.C.F.R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições . 3ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.
8) GERDES, P. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas . Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.
9) GIARDINETTO, J.R.B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana . Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
10) FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido . 8ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
11) KNIJNIK, G. Etnomatemática em movimento . Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.
12) LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática . 2ª edição. Campinas: Autores Associados, 2008.
Matemática e realidade . 2ª edição. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.