Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia em EAD ( EAD14610 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
A metodologia de trabalho da Educação Aberta e a Distância deve ser antecedida de uma reflexão sobre metodologia de ensino e de aprendizagem. A disciplina visa apresentar alguns modelos metodológicos de ensino e de aprendizagem para que o aluno possa perceber o contexto em que a metodologia EAD se insere. Visamos apresentar questionamentos de propostas metodológicas de ensino nas quais o professor é situado como o mestre, que vai ensinar o que o aluno deve aprender. Esse tipo de concepção gera, no estudante, uma atitude passiva diante do processo de aprendizagem; a postura que ele assume é a do não-saber, enquanto que a postura assumida pelo mestre assume é a do saber. Essa tensão entre as partes não ocorre na metodologia EAD, visto que não existe ninguém que ocupe o lugar de mestre e possa representar o papel inibidor nesse processo.

Ementa
Uso da plataforma Moodle e dos recursos didáticos desse ambiente virtual de aprendizagem. Tecnologias, linguagens e formas comunicativas aplicadas na mediação de atividades de ensino-aprendizagem a distância.

Bibliografia
ALVES, L. NOVA C. (Org.). Educação a distância : uma nova concepção e aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003. OLIVEIRA , Ramon de . Informática Educativa : dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Papirus, 1997. SILVA, Robson Santos da. MOODLE para Autores e Tutores - Educação a Distância na Web 2.0. 2. ed. São Paulo : Novatec Editora, 2011.

Bibliografia Complementar
BONILLA, M. H. Escola aprendente : para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. CAMPOS, Gilda Helena Bernardino; ROQUE, Gianna Oliveira; AMARAL, Sergio Botelho do. Dialética da Educação a Distância . Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2007. FERREIRA; S. L.; LOBO, V. I. T. O tutor na educação a distância: que sujeito é esse. In: SÉRIE PROGED . Salvador, ISP/UFBA, p.1-12,2005. SILVA, M. Sala de aula interativa . Rio de Janeiro: Quartet, 2000. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação : novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2000.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.