Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática e Pesquisa em Ensino de História Antiga e Medieval ( EAD14618 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Desenvolver prática/pesquisa do ensino-aprendizagem e da extensão em espaços como: secretarias de educação, sindicatos, "agências educacionais não escolares", comunidades e laboratórios de ensino; 2) Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação diagnóstica, planejamento e desenvolvimento de aulas, elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação de aprendizagem, desenvolvimento, aplicação e avaliação de jogos, CD’s e outros materiais curriculares (didáticos, paradidáticos), planejamento curricular – incluindo planejamento de ensino por projetos, planejamento de ensino – de unidades e aulas e, da mesma forma, elaboração de produtos a partir de atividades de extensão.

Ementa
Articulação de conhecimentos teóricos e práticas com vistas à formação do professor da educação básica. Desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem nas habilidades de produção, crítica e transmissão do conhecimento histórico no contexto do período da História Antiga e Medieval. Análise e/ou elaboração de materiais didáticos que expressem o ensino aprendizagem neste período histórico. Desenvolvimento de práticas de extensão entendidas como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Bibliografia
GARRAFONI, R. S. Contribuições da Epigrafia para o estudo dos gladiadores romanos no início do Principado. História , v. 24, n. 1, p. 247‑ 261, 2005. PINSKY, J. 100 textos de História Antiga . São Paulo: Contexto, 2015. PIRES, F. M. (Org.). Antigos e modernos . São Paulo: Alameda, 2009. SILVA, G. V. da; GONÇALVES, A. T. M. Algumas reflexões sobre os conteúdos de História Antiga nos livros didáticos brasileiros. História e Ensino , v. 7, p. 123‑ 141, 2001.

Bibliografia Complementar
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado : historiografia e ensino de história . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. CARDOSO, C. F. Sete olhares sobre a Antiguidade . Brasília: UNB, 1994. ESTUDOS HISTÓRICOS. Dossiê: Ensino de História e Historiografia. Rio de Janeiro: FGV, n. 41, 2008. FUNARI, P. P. A. Arqueologia . São Paulo: Ática, 1988. SILVA, G. V. da; LEITE, L. R.; SILVA, E. C. M. da; NETO, B. M. L. Cotidiano e sociabilidades no Império Romano . Vitória: GM, 2015.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.