Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Assistência Farmacêutica ( DCS07258 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Esta disciplina visa discutir assistência farmacêutica dentro da perspectiva do usuário na comunidade e do gerente. É objetivo desenvolver habilidades de comunicação, de trabalho em grupo e de uso de referências científicas no gerenciamento da assistência farmacêutica e do uso racional de medicamentos.

Ementa
Assistência farmacêutica no contexto do Sistema Único de saúde. Epidemiologia aplicada na Assistência Farmacêutica. Gerenciamento da Assistência Farmacêutica. Seleção de medicamentos. Programação de medicamentos. Aquisição de medicamentos. Armazenamento de medicamentos. Dispensação de medicamentos. Atenção farmacêutica. Uso Racional de medicamentos.

Bibliografia
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Coleção Progestores - Para entender a gestão do SUS. 2. ed. Brasília : CONASS, 2011. [Recusos eletrônicos]. Disponível em: http://www.conass.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=21 BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução n. 338, de 6 de maio de 2004a. Aprova a política nacional de assistência farmacêutica, Brasília, 2004.[ Recurso eletrônico]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2004/res0338_06_05_2004.html BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Medicamentos. Brasília, 1998. [Recurso eletrônico] Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_medicamentos.pdf

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.[Recurso eletrônico]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica_4ed.pdf BRASIL; Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Cuidado farmacêutico na atenção básica. 1. ed. rev. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015. [Recurso eletrônico]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/.../servicos_farmaceuticos_atencao_basica_saude.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: instruções técnicas para sua organização. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. [Recurso eletrônico]. Disponível em: www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/judicializacao/pdfs/283.pdf CRF/SP - Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Assistência Farmacêutica Municipal: Diretrizes para Estruturação e Processo de Organização. 2ª ed. São Paulo: CRF/SP, 2010. [Recurso eletrônico]. Disponível em: http://portal.crfsp.org.br/index.php/component/phocadownload/category/18-publicacoes-diversas.html?download=41:assistencia-farmaceutica-municipal. STORPITIS, S. Farmácia clínica e atenção farmacêutica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. .
Carregando...