Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão de Empresas Farmacêuticas ( DCS07352 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ministrar conceitos básicos de administração, economia e marketing e a sua aplicação na prática farmacêutica. Estimular os alunos a utilizarem os conceitos ministrados em aula na sua prática profissional. COMPLEMENTO: Apresentar uma visão geral de gerência de empresas farmacêuticas. Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos e correlatos. Planejar e realizar ações de administração de empresas em todos os campos de atuação do profissional farmacêutico. Identificar oportunidades de negócios no segmento de farmácia.

Ementa
Análise financeira de juros, despesas, receitas, lucros, impostos e taxas. Regimes de capitalização. Equivalência entre capitais. Rendas. Empréstimos clássicos e empréstimos por obrigações. Aplicações. Conceitos gerais de economia. Economia e administração de empresas aplicáveis à área farmacêutica. Noções de marketing e marketing farmacêutico.

Bibliografia
ITALIANI, F.; WILTEMBURG, C. Marketing farmacêutico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. xiii, 277 p. ISBN 9788573036725 (broch.) SEBRAE MG. Como elaborar um plano de negócios. Disponível em: < https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Como-elaborar-um-Plano-de-Negocio#>. Acesso em: 27 mar. 2017. SEBRAE. Como montar uma drogaria. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/appportal/reports.do?metodo=runReportWEM&nomeRelatorio=ideiaNegocio&nomePDF=Como+montar+uma+drogaria&COD_IDEIA=eab87a51b9105410VgnVCM1000003b74010a____>. Acesso em: 27 mar. 2017.

Bibliografia Complementar
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. xviii, 260 p. ISBN 9788535247589 (broch.). CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE MINAS GERAIS. Ter um farmacêutico faz toda a diferença: O que é Gestão Farmacêutica. Disponível em:  . Acesso em: 26 fev. 2016. LUIZ, M. C. Farmácias. Porto Alegre: SEBRAE, 2006, 26p. Disponível em: < http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/NT000B5ADA.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2017. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed., totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2004. xxviii, 634 p. ISBN 9788535213485 (broch.). SEBRAE. COMO ABRIR E FAZER A GESTÃO DE FARMÁCIAS E DROGARIAS. Disponível em:  . Acesso em: 19 set. 2018.
Carregando...