Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A escola e a formação de professores ( ECH14603 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Problematizar a noção da escola e a formação de professores; Discutir as questões públicas da educação escolar; Refletir sobre a responsabilidade pedagógica.

Ementa
A noção de escola como espaço de tempo livre (skholé) e a formação de professores como espaço de tempo produtivo e não-produtivo. A escola como forma de espaço, tempo, pessoas e matérias. A formação de professores como tempo e espaço de aprendizagem permanente. Domando a escola e a formação de professores com diversas abordagens educacionais, currículos, sistemas de normas e valores, culturas, disciplinas, reformas, condutas, resistências e atitudes. A escola e a formação de professores como questão pública, estudos e exercícios de pensamento.

Bibliografia
1. BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg - – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013.  2. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. 1ª ed. – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.  3. MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução Cristina Antunes – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013. 

Bibliografia Complementar
1. BONDÍA, Jorge Larrosa. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Tradução Cristina Antunes – 1 ed. – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2018.  2. BONDÍA, Jorge Larrosa. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. ver. amp. - – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017.  3. BONDÍA, Jorge Larrosa. Elogio da escola. Tradução Fernando Coelho - 1 ed. – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017.  4. BONDÍA, Jorge Larrosa. Linguagem e Educação depois de Babel. Traduzido por Cynthia Farina – 2 ed. – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.  5. KOHAN, Walter Omar. O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Muller Xavier – Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
Carregando...