Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Política e Organização da Educação Básica ( ECH11558 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
GERAL: Compreender a relação existente entre Estado e políticas públicas de educação no Brasil. ESPECÍFICOS: Compreender a gênese do Estado; Conhecer e compreender as visões liberais e marxistas do Estado; Compreender o Estado neoliberal e sua relação com as políticas educacionais brasileiras; Conhecer as concepções de organização e gestão educacional.

Ementa
Gênese do Estado Moderno; educação e razão de Estado; a constituição do Estadobrasileiro; relações de poder e educação; patrimonialismo, burocracia e administração pública; Estado, governo e política educacional.

Bibliografia
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997. BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BRUNO, Lúcia. Gestão da educação: onde procurar o democrático? In: OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, M. de Fátima Felix (orgs). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 17-38. BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1998. CARNOY, Martin & LEVIN, Henry M. Escola e trabalho no estado capitalista. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. CURY, Carlos Roberto Jamil. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA, Naura S. C; AGUIAR, Márcia Angela da S. (orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 43-60

Bibliografia Complementar
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelho Ideológico do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980; BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília: MEC/SEF, 1998. CARNOY, M. Estado e Teoria Política. São Paulo : Papirus, 1994 ; CURY, Carlos Roberto Jamil. O Princípio da Gestão Democrática na Educação: gestão democrática da educação pública. In: BRASIL. Ministério da Educação. Gestão Democrática da Educação. Boletim 19, 2005, p. 14-19. KUENZER, Acacia Zeneida.A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: Novos desafios para as faculdades de educação. Educ. & Soc. vol. 19, n. 63, Campinas, Ago. 1998. LENIN, V. O Estado e a Revolução.São Paulo: Editora Expressão Popular; tradução Aristides Lobo,2007; LIMA, A. B. Estado, Políticas Públicas e Educação no Brasil, IN: LUCENA, C. Capitalismo, Estado, Educação,Campinas: Editora Alínea, 2008; POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1980; SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas.4 ed. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 9-41; 57-70; 127-130; 151-162; 189-201. SILVA, M. A. Intervenção e Consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados, 2002.
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