Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
DESENVOLVIMENTO RURAL E CAMPESINATO ( ECH14312 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Debater e compreender as disputas entre modelos de desenvolvimento do campo brasileiro e suas implicações nas políticas públicas e na organização da agricultura familiar e camponesa.

Ementa
Modelos de Desenvolvimento Rural no Brasil e a educação do campo. Extensão Rural no Brasil. Cooperação e cooperativismo. Políticas públicas para o desenvolvimento rural. Análise socioeconômica e ambiental na agricultura familiar e camponesa. Papel das escolas do campo no desenvolvimento rural; Cadeias produtivas e desenvolvimento. Agroindustrialização e comercialização. Elaboração e Análise de Projetos para Agricultura Familiar. 

Bibliografia
FONSECA, M. T L. Da. A extensão rural no Brasil: um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. FREIRE, P. Comunicação ou extensão. Rio de Janeiro, Paz e terra. 1971. MAZIN, H.N.; PIRES, J.H.; LOPES, A.L. (org.). Questão agrária, cooperação e agroecologia. São Paulo: Outras expressões, 2016.

Bibliografia Complementar
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: Metodologias de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. LOUREIRO, C.F.B.; Layargues, P.P. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. MAZOYER, M. e ROUDART, L. História das agriculturas do mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. NORDER, 2006, L. A. C. Questão Agrária, Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. In: Reforma Agrária e Desenvolvimento: desafios e rumos da política de assentamentos rurais, 2006, Araraquara. Texto Apresentado no Simpósio, 2006. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. O agronegócio X Agricultura Familiar e a Reforma Agrária. Cartilha da Concrab. São Paulo, 2004.
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