Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teatro e dança ( ECH12599 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
-Problematizar a estética no ensino da Educação no Campo. -Vivenciar experiências estéticas de ensino e aprendizagem no Campo -Discutir saberes estéticos produzidos na relação teoria e prática do ensino.

Ementa
Fundamentos  da Arte na Educação. O binômio teatro educação.  Perspectivas do teatro contemporâneo. O papel do jogo no domínio da linguagem teatral. Jogos tradicionais e danças populares brasileiras. Jogo dramático e jogo teatral. Fundamentos educacionais da prática teatral. Interações com práticas teatrais na escola.

Bibliografia
KOUDELA, I.D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982. ----- O Jogo Teatral no Livro do Diretor. São Paulo.: Perspectiva, 2001. ----- Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Bibliografia Complementar
PIMENTA, S.G. (org.)  Saberes Pedagógicos e Atividade Docente.  São Paulo: Cortez, 2005. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: Ministério da Educação, 2000. BERTHOLD, M.  História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. MOUSSINAC, L.  História do Teatro.  Lisboa: Livraria Bertrand, s/d. PIGNARRE, R. História do Teatro. Lisboa: Publicações Europa-América, s/d.
Carregando...