Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Questão Agrária e Campesinato ( ECH12891 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o que é questão agrária na dinâmica do desenvolvimento do capitalismo na agricultura brasileira e capixaba e suas contradições no âmbito da organização e lutas dos camponeses.  Compreender as distintas e diferentes formas de reação e lutas dos camponeses no decorrer da história do Brasil; Debater acerca das propostas para o campesinato no Brasil.

Ementa
Visão geral da evolução histórica da questão agrária no Brasil. Teorias do campesinato. A formação do campesinato na América Latina e no Brasil. As classes sociais no campo e o campesinato. A correlação de forças no campo Brasileiro e capixaba. Histórico da reforma agrária no Brasil. Estratégias atuais da reforma agrária popular e os desafios ao campesinato.

Bibliografia
GUZMÁN, Eduardo Sevilla e MOLINA, Manuel González de. Sobre a evolução do Conceito de Campesinato. Expressão Popular e Via Campesina. Brasília, 2005. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. O agronegócio X Agricultura Familiar e a Reforma Agrária. Cartilha da Concrab. São Paulo, 2004. SILVA, José Francisco Graziano da. O que é questão agrária. SP: Brasiliense, 1981.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Horácio Martins de. O campesinato no Século XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Vozes, Petrópolis, 2005. FERNANDES, Bernardo Mançano (Org.). Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. São Paulo: Expressão Popular, 2008. GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de latifúndio. A questão agrária no Brasil, vol 1, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1968. MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1983. PRADO JUNIOR, Caio. A revolução Brasileira e a questão agrária no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Carregando...