Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO II ( ECH14302 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Aprofundar temáticas relacionadas ao conhecimento científico e sua relação com as problemáticas do campo; Abordar e produzir conhecimentos acerca das ciências humanas e ciências naturais vinculados ao desenvolvimento das comunidades e sujeitos do campo; Contextualizar os processos de formação de educadores do campo com as especificidades e o papel desses sujeitos na realidade local. 

Ementa
Temáticas e enfoques específicos na área de ciências naturais e ciências humanas e seu ensino assim como outras que atendam as demandas reveladas pela comunidade acadêmica e organizações sociais na orientação da formação dos educandos da licenciatura em educação do campo.

Bibliografia
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007. GRIFFITHS, Anthony J. F. et al. Introdução à genética. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2013. ARROYO, Miguel Gonzalez; CLADART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ:  Vozes, 2011.

Bibliografia Complementar
ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Thomson, 2007. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2006. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005 SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
Carregando...