Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV ( ECH14335 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar, analisar e discutir o processo ensino-aprendizagem e, a partir dele, produzir conhecimentos para a intervenção na escola, norteados pelas tendências da teoria crítica da Educação. Planejar, intervir e avaliar tomando como base o projeto político-pedagógico da escola de Ensino Médio do Campo. Articular os saberes e fazeres dos regentes de classe, docentes e discentes tomando como perspectiva a pedagogia da alternância. Internalizar os pressupostos ético-políticos como princípios pedagógicos essenciais para a prática docente. Fomentar a prática investigativa a partir da postura crítico-reflexiva.

Ementa
Observação e acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem e análise de estratégias, intervenções e materiais didáticos nas séries do Ensino Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Observação, análise e atuação (projetos) em comunidades quilombolas, ribeirinhos, pescadores, assentados, indígenas, movimentos sociais, organizações, associações e cooperativas da sociedade civil no tocante as suas práticas educativas. Registro formal de todo o processo. 

Bibliografia
GANDIN, D. A prática do Planejamento Participativo . Petrópolis: Vozes, 1994. GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação . São Paulo: Cortez. 2006. TAILLE Y. Limites: Três dimensões Educacionais . São Paulo: Ática, 1998. 

Bibliografia Complementar
CANDAU, V. M. Reinventar a escola . Petrópolis: Vozes, 2005. CANDAU, V. M. (Org). Sociedade, educação e cultura (s). Questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002. FREIRE, P.  Educação como prática da liberdade . São Paulo: Paz e Terra, 2009. PAQUAY, L. Formando Professores Profissionais:  quais estratégias? Quais competências. Porto Alegre: Artmed, 2001. VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não?  Campinas: Papirus, 2005.
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