Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado III ( ECH14295 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar, analisar e discutir o processo ensino-aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental no Campo e, a partir dele, produzir conhecimentos para a intervenção na escola, norteados pelas tendências da teoria crítica da Educação. Planejar, intervir e avaliar tomando como base o projeto político-pedagógico da escola. Articular os saberes e fazeres dos regentes de classe, docentes e discentes tomando como perspectiva a pedagogia da alternância. Internalizar os pressupostos ético-políticos como princípios pedagógicos essenciais para a prática docente. Fomentar a prática investigativa a partir da postura crítico-reflexiva.

Ementa
Observação e acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem.  Análise de estratégias, intervenções e materiais didáticos nas séries finais do ensino fundamental. Registro formal de todo o processo. Regência.

Bibliografia
GANDIN, D. A prática do Planejamento Participativo . Petrópolis: Vozes, 1994. TAILLE Y. Limites: Três dimensões Educacionais. São Paulo: Ática, 1998. VASCONELLOS, C. dos S. Avaliação:  Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2000. 

Bibliografia Complementar
CANDAU, V. M. Reinventar a escola . Petrópolis: Vozes, 2005. FREIRE, Paulo.  Educação como prática da liberdade . São Paulo: Paz e Terra, 2009. OLIVEIRA, P. de S. (org). Metodologia das Ciências Humanas . São Paulo: Hucitec/Ed. Unesp, 2001. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência . São Paulo: Cortez, 2004. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino : por que não? Campinas: Papirus, 2005.
Carregando...