Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( ECH14291 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar, analisar e discutir o processo ensino-aprendizagem e, a partir dele, produzir conhecimentos para a intervenção na escola, norteados pelas tendências da teoria crítica da Educação. Planejar, intervir e avaliar tomando como base o projeto político-pedagógico da escola do Ensino Fundamental do Campo. Articular os saberes e fazeres dos regentes de classe, docentes e discentes tomando como perspectiva a pedagogia da alternância. Internalizar os pressupostos ético-políticos como princípios pedagógicos essenciais para a prática docente. Fomentar a prática investigativa a partir da postura crítico-reflexiva.

Ementa
Orientações básicas sobre o estágio supervisionado; fundamentação teórica sobre estágio supervisionado; estudo da realidade político-educacional no município e em escolas de ensino fundamental. Caracterização da Unidade Escolar receptora; levantamento de situações problema e prioridades a ser trabalhadas; Elaboração de projeto e intervenções a serem desenvolvidas na Unidade Escolar de ensino fundamental; observação em ambientes de ensino-aprendizagem; registro formal de todo o processo.

Bibliografia
CANDAU, V.M. (Org.) Reinventar a Escola . Petrópolis: Vozes, 2000. EDWARDS, V. Sujeitos do universo escolar . Rio de Janeiro: DP&A, 1999. VEIGA. I.P.A. Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma construção possível. Campinas: Papirus,1997.

Bibliografia Complementar
BIANCHI, A. C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R.. Manual de orientação: estágio supervisionado . São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. LUDKE, M., ANDRÈ, M.D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. NÓVOA, A. (Org.).  Os professores e sua profissão . Porto: Ed. Porto, 1995. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência.  São Paulo: Cortez, 2004. VEIGA. I.P.A (Org.). Técnicas de ensino:  por que não? Campinas: Papirus,1991.
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