Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Int. de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo V ( ECH14290 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Elaborar projeto de investigação e intervenção crítica da realidade, a partir de temas/problemáticas escolhidas e objetivos definidos com a participação das comunidades e escolas do campo. Realizar o processo de investigação crítica da realidade em escolas do campo. Organizar e sistematizar o conhecimento produzido para a apresentação dos resultados. Planejar, desenvolver e executar atividades extensionistas. Possibilitar ao estudante reflexões acerca do âmbito do ensino por meio acerca de observações e vivências nas escolas do campo.

Ementa
Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza em escolas do campo. Parte da carga horária desta disciplina é reservada para planejamento, desenvolvimento e execução de atividades extensionistas. O estudante terá também a possibilidade de compreender o espaço escolar como potencial espaço de pesquisa e extensão no qual seu projeto poderá proporcionar intervenções e/ou reflexões no âmbito do ensino.

Bibliografia
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.  Ensino de Ciências  - unindo a pesquisa e a prática. Cengage Learning Editores, 2004. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.  Um desafio para a didática : experiências, vivências, pesquisas. 2. ed. -. São Paulo: Loyola, 1991. FREIRE, Paulo.  Educação como prática da liberdade . São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Bibliografia Complementar
DELIZOICOV, Demétrio et al.  Ensino de Ciências : fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2002. REY, R. C. et al. Ciências no Ensino Fundamental  – O conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. BAUMAN, Zygmunt.  Comunidade : a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003. FOUCAULT, Michel.  Microfísica do poder . 24. ed Rio de Janeiro: Graal, 2007.
Carregando...