Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Int. de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo I ( ECH14265 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Introduzir os elementos científicos da pesquisa. Discutir aspectos relacionados a instrumentalização à pesquisa. Compreender o espaço educativo como espaço de pesquisa numa perspectiva também extensionista. Possibilitar ao estudante reflexões acerca do âmbito do ensino por meio acerca de observações e vivências nas escolas do campo.

Ementa
Discute aspectos relacionados a instrumentalização em relação à Pesquisa e extensão. Introdução aos elementos científicos e construção da perspectiva extensionista em escolas do campo (Introdução, hipóteses, objetivos, justificativa, metodologia, discussão, conclusão). Oestudante terá também a possibilidade de compreender o espaço escolar como potencial espaço de pesquisa e extensão no qual seu projeto poderá proporcionar intervenções e/ou reflexões no âmbito do ensino.

Bibliografia
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência:  introdução ao jogo e suas regras, São Paulo: Editora ArsPoética,1996. GIL, Antônio Carlos . Como elaborar projetos de pesquisa . 2. ed. SP: Atlas, 1991. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. SP: Atlas, 1996.

Bibliografia Complementar
BOURDIEU, P. O campo científico. In: Ortiz, t. (org.) Pierre Bourdieu : sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1983. LAKATOS, Eva e MARCONI, Marina. Metodologia do Trabalho Científico . SP: Atlas, 1992. LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. A construção do saber . Manual de metodologia da pesquisa em ciências humana, Belo Horizonte: Editora UFMG/ São Paulo: Artmed, 1999. LESSA, J. L.; MAGALHÃES, S. M. B. Manual para normalização técnico-científicas . 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004 THIOLLENT, Michel. Metodologia a pesquisa-ação . 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Carregando...