Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita ( ECH14280 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Ampliar os conceitos e estudos sobre Língua, linguagem, ensino e aprendizagem. Compreender a noção dos múltiplos letramentos e sua inserção no ensino, bem como suas implicações para o engajamento dos alunos em contextos reais de comunicação. Identificar concepções, crenças e práticas de leitura e escrita e de produção de textos, orais e escritos, numa perspectiva de linguagem como atividade interativa. Discutir o ensino de língua e as noções conceituais de Gêneros e tipos textuais. Identificar os conceitos de texto, dentro dos estudos linguísticos contemporâneos, e reconhecer a escrita enquanto atividade processual. Discutir sobre o ensino pragmático de leitura e de escrita, destacando diferentes aspectos necessários para a construção da compreensão e da produção textual. 

Ementa
Estudo das práticas de ensino e aprendizagem de leitura e escrita na educação básica e os desdobramentos no ensino superior na produção de conhecimento, buscando abordar questões específicas relacionadas ao desenvolvimento da aprendizagem e dos processos de ensino da leitura e da escrita nos contextos culturais e situacionais  articulado com as questões de letramento.

Bibliografia
ANTUNES, I. Assumindo a dimensão interacional da linguagem . In: ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. Parábola Editorial, 2003, p. 39-106. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam . 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão . São Paulo: Parábola, 2008. STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento na etnografia e na educação  [tradução de Marcos Bagno]. São Paulo: Parábola, 2014. 

Bibliografia Complementar
ANDRADE, L. T. de. Professores-leitores e sua formação . Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004. BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita . São Paulo: Cortez, 2006. CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013. BRITO, L. P. L. O ensino da leitura e da escrita numa perspectiva transdisciplinar . In: CORREA, D. A.; SALEH, P. B. de O. Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso . São Paulo: Parábola editorial, 2007, p. 53-77. ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens da escola . In: ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012, p. 11-31. SANTOS, L. W.; RICHE, R. C.; TEIXEIRA, C. S. Produção de textos orais e escritos. Análise e produção de textos . São Paulo: Contexto, 2012, 97-133. 
Carregando...