Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Educação Brasileira ( ECH14259 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar o processo de constituição histórica da educação brasileira, e suas interfaces com a economia, política sociedade e cultura, como também compreender as principais interpretações historiográficas sobre a educação brasileira.

Ementa
História da educação: objeto, métodos, teoria e pesquisa. História da educação Brasileira. A educação Jesuítica. A reforma Pombalina. A educação no Império. A educação Republicana.

Bibliografia
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; LOPES, Eliane Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. HILSDORF, M. L. S. História da educação Brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MONARCHA, C. (Org). História da Educação Brasileira. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.

Bibliografia Complementar
CUNHA, M. V. A educação dos educadores: da Escola Nova à escola de hoje. Campinas: Mercado de Letras, 1995. FONSECA, Marcus Vinícius. A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão no Brasil. Bragança Paulista,S.P.: Editora da Universidade São Francisco (EDUSF), 2002. FRANCO, Sebastião Pimentel; SÁ, Nicanor Palhares (Org.). Gênero, etnia e movimentos sociais na história da educação. Vitória: EDUFES, 2011. 312 p. (Coleção Horizontes da pesquisa em história da educação no Brasil).  NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
Carregando...