Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Ensino em Pedagogia da Alternância III ( ECH14268 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Visibilizar a cultura camponesa e sua importância nos processos educativos em escolas do campo. Compreender o significado, importância e a prática da mística enquanto uma das dimensões do processo pedagógico no âmbito com curso de Licenciatura em Educação do Campo. Produzir e implementar diferentes linguagens, em diferentes momentos de mística e cultural, tanto no tempo universidade, como no tempo comunidade em escolas do campo.

Ementa
Pedagogia da Alternância e cultura camponesa: práticas de resgate e vivência da cultura e da mística. Construção de habilidades e aptidões para preparação e desenvolvimento da mística nas escolas do campo.

Bibliografia
BOGO, Ademar. O vigor da mística.  São Paulo: MST, 2002. (Caderno de Cultura Nº 2). BOSI Alfredo. Dialética da Colonização . 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CHAUI, Marilena. Cultura e democracia:  o discurso competente e outras falas. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar
BÔAS, Rafael Villas; ESCOBAR, Maria Inês; LIMA, Mariana Cruz de Almeida. (Orgs.) Cadernos de cultura . Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016 (Cadernos do Residência Agrária, 03). CALDART, Roseli Salete; FREITAS, Luiz Carlos; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. (Orgs.). Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo:  ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015. FICHTNER, Bernd; FOERSTE, Erineu; LIMA, Marcelo; SCHÜTZ-FOERST, Gerda Margit. Cultura, dialética e hegemonia: pesquisas em educação. 2. ed. Vitória: EDUFES, 2013. IASI, Mauro Luis. Metamorfoses:  coletânea de poemas. São Paulo: Expressão Popular, 2008. LINHARES, Célia. (Org.). Portinari e a cultura brasileira:  um convite à educação a contrapelo. Rio de Janeiro: UFF, 2011.
Carregando...