Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Ensino em Pedagogia da Alternância I ( ECH14258 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Compreender a partir da história, os fundamentos e princípios da Pedagogia da Alternância e a sua dinâmica no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Analisar a relação dinâmica e permanente entre os Tempos e espaços de formação (Tempo Universidade e Tempo comunidade) no processo de formação de educadores do campo. Exercitar a dinâmica da pedagogia da alternância durante os períodos de estudo na universidade e no tempo comunidade.

Ementa
Histórico e Fundamentos da Pedagogia da Alternância. Caracterização e Articulação dialética entre Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC): práticas organizativas coletivas e a auto-organização da Educação do Campo no TU e TC.

Bibliografia
JESUS, Janinha Gerke de. Formação dos Professores na Pedagogia da Alternância:  saberes e fazeres do campo. Vitória, ES: GM, 2011. MST. Método de trabalho e organização popular . São Paulo: Setor de Formação/MST. 2005. NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil . Vitória: EDUFES, 2012. (Coleção Educação do campo). 

Bibliografia Complementar
BEGNAMI, Pedagogia da Alternância como sistema educativo. In: Formação por Alternância . v. 1, n. 2. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas, 2006. FREIRE, Paulo.  Extensão ou comunicação? 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.   MST. Método de trabalho e organização popula r. São Paulo: Setor de Formação/MST. 2005. PISTRAK, Moisey M. (Org.)  A escola-comuna . São Paulo: Expressão Popular, 2014. SINHORATTI, Fabiana. Pedagogia da alternância, pedagogia freireana e pedagogia marxista:  semelhanças e contradições. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. ZAMBERLAN, Sérgio. A pedagogia da alternância . Vitória: MEPES, 1982.
Carregando...