Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História e Filosofia da Ciência ( ECH14279 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar a evolução das Ciências e seus pensadores, bem como suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Proporcionar reflexões acerca de um novo paradigma científico. Estimular os educandos para a compreensão da ciência e suas relações com outras áreas de conhecimento. Compreender fundamentos filosóficos da ciência. Problematizar teorias e métodos que fundamentam a produção do conhecimento científico. Relacionar a produção e socialização do conhecimento científico e a produção docente.

Ementa
A evolução das Ciências Naturais e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar. A ciência e suas relações com as demais áreas do conhecimento. Estudos dos pensadores que contribuíram na construção do conhecimento científico clássico e moderno: evolução de teorias e modelos. Fragmentação da ciência: reflexão acerca das ciências naturais e humanas. Emergência de um novo paradigma científico.  O papel da ciência na educação. Reflexões sobre as Ciências da Natureza, interdisciplinaridade e Educação do Campo.

Bibliografia
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica . Rio de Janeiro: Imago, 1975. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências . 15.ed. Porto: Edições Afrontamento, 2006. CARVALHO, A. M. P. e Gil-Perez, D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

Bibliografia Complementar
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA.  São Paulo: Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), 2006-2017. MATURANA, H. e VARELA, F. A árvore do conhecimento.  Campinas, SP, ed. Psy II, 1995. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa, Instituto Piaget, 1991. NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado: Questões para pesquisa no/do cotidiano.  Rio de Janeiro: DP&A, 2001. PRIGOGINE, I. O fim das certezas: Tempo, caos e as leis da natureza.  Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora tia UNESP, 1996. WEIL, Pierre. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento.  São Paulo: Summus, 1993. VANIN, Jose Atilio. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro. 2. ed. reform. São Paulo: Moderna, 2005. 
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