Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Geografia e seu Ensino ( ECH14333 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Construir processos reflexivos acerca da epistemologia da Geografia e sua aplicação no ensino. Desenvolver processos didático-pedagógicos do ensino da Geografia no cotidiano escolar e outros espaços educativos. Contribuir para construções didáticas que incorporem o diálogo entre saberes empíricos e saberes científicos.

Ementa
A relação teoria e prática no ensino da Geografia. Os processos didático-pedagógicos e o papel da Geografia no cotidiano escolar e em outros espaços educativos. Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade de saberes na formação de educadores. Diálogo de saberes e o fortalecimento das comunidades locais. Reflexões epistemológicas e didáticas no trabalho de ensino, pesquisa e extensão em Geografia.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (2.a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. PORTUGAL, Jussara F.; OLIVEIRA, Simone S. de; PEREIRA, Tânia R. D. S. (orgs.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013. 

Bibliografia Complementar
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a Pesquisa Participante  (3.a ed). São Paulo: Brasiliense, 1987. Boletim Paulista de Geografia  n.84 (Trabalho de Campo). São Paulo: AGB, jul/2006. Disponível em:     http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Tarik/2012/FLG0435/BPG_84.pdf   CALDART, Roseli S.; PEREIRA, Isabel B.; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Dicionário da Educação do Campo . Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Expressão Popular, 2012. PASSINI, Elza Y.; PASINI, Romão; MALYSZ, Sandra (orgs.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado . São Paulo: Contexto, 2015. PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.).  Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2009.
Carregando...