Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia e seu Ensino ( ECH14331 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir acerca dos diferentes métodos de ensino e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Aprofundar temáticas pertinentes ao ensino de sociologia nas escolas da educação do campo. Construir metodologias e propostas didáticas para o ensino da sociologia. Articular de forma criativa e dinâmica os conteúdos teóricos e os elementos metodológico-didáticos para o ensino-aprendizagem na educação do campo. Discutir processos de avaliação processuais e construtivos bem como o papel, função dos educadores nesse processo.

Ementa
Conhecimento e metodologia de ensino. O espaço escolar: conhecimento e socialização. Ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas. Sociologia e Filosofia: institucionalização das disciplinas e propostas oficiais. Ciências Humanas: história, geografia e temas transversais no ensino fundamental e o campo de atuação do licenciado. Cultura e sociedade: as ciências sociais no ensino médio. Recursos didáticos: o uso da literatura e do cinema como recursos didáticos no ensino das Ciências Humanas. O uso do livro didático: limites e possibilidades.

Bibliografia
DEMO, P. Pesquisa como princípio educativo . São Paulo: Cortez, 2000. MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica : conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2000 RIOS, T. A. Compreender e ensinar:  por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003. 

Bibliografia Complementar
CHIZZOTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais . 7.ed. São Paulo: Cortez, 2005. MALUF, S. D. (Org). A prática pedagógica em questão . Maceió: Ed. Cantavento, 2000. MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais . São Paulo: Atlas, 2000. SOUZA, T. N. de; SILVA, S. C.; BATISTA, E. L. Desafios e perspectivas das ciências humanas na atuação e na formação docente . São Paulo: Paco Editorial, 2013. VEIGA, I. P. A. Técnicas de Ensino : Para que são? São Paulo: Ed. Papirus, 1997.
Carregando...