Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Luta pela Terra no Brasil e no Espírito Santo ( ECH14323 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o processo de evolução histórica da questão agrária no Brasil e seus impactos no âmbito da terra. Estudar as diferentes e distintas formas de reações e lutas dos trabalhadores da terra no Brasil e as formas de repressão utilizadas pelas classes dominantes. Analisar o contexto de emergência de novos movimentos de luta pela terra, principalmente o MST, suas formas de luta e proposições para o campo brasileiro. Compreender o processo de desenvolvimento da sociedade capixaba e as principais formas de organização e lutas pela terra no Espírito Santo.

Ementa
O processo de colonização do Brasil e a estrutura agrária Brasileira. A questão da terra e sua utilização antes de 1.500. As principais lutas indígenas. O Brasil colônia. O modelo agrário-exportador. A lei de terras. As lutas dos negros nos Quilombos. As lutas pela terra de 1888 a 1964 (As lutas messiânicas; as lutas radicais espontâneas e localizadas; as lutas organizadas: os camponeses como classe, as ligas camponesas; sindicalismo rural). A ditadura cívico-militar e a luta pela terra. A retomada da luta e o surgimento do MST. Contexto da luta pela terra em nível nacional. As lutas pela terra no Espírito Santo.

Bibliografia
MARTINS, José de Souza. A militarização da questão agrária no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. História dos Movimentos Sociais no Campo . Rio de Janeiro: FASE, 1989. MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. 3ª rei. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

Bibliografia Complementar
BOGO, Ademar. Lições da luta pela terra. Salvador, 1999. GRZYBOWSKI, Cândido. Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo. Petrópolis,   RJ: Vozes, 1987. MOTTA, Márcia Maria Mendes. Nas fronteiras do poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de Leitura/APERJ, 1998. STÉDILE, João Pedro e FERNADES, Bernardo Mançano. Brava Gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 1999. VALADÃO, Vanda de Aguiar. Assentamentos e Sem Terra: a importância do papel dos mediadores. Vitória: EDUFES, 2000
Carregando...