Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Geografia Agrária ( ECH14326 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender as correntes teóricas e metodológicas da Geografia Agrária e da análise da questão agrária. Estudar a organização do campo sob o modo capitalista de produção e a partir das relações não capitalistas de produção. Desenvolver a capacidade de análise crítica e fornecer os instrumentais teóricos e práticos de intervenção na realidade agrária.

Ementa
Sociedades, produção do Espaço e de Territórios. Relações capitalistas de produção do espaço, mercantilização da natureza e conflitos territoriais. Industrialização da agricultura, urbanização, êxodo rural, concentração fundiária e impactos socioambientais. Relações não capitalistas de produção - campesinato, comunidades tradicionais e povos originários: modo de vida, saberes, territorialidades, subalternidade, conflitos e processos de resistência frente ao capital.  

Bibliografia
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção, agricultura e Reforma Agrária . São Paulo: Agrária-FFLCH-USP, 2007. Disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Livro_ari.pdf PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O campesinato brasileiro: ensaios sobre civilização e grupos rústicos no Brasil. Petrópolis: vozes, 1976

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais  v.6, n.1, p.9-32. ANPUR, 2004. Disponível em : http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/article/view/102/86 GODOI, Emilia Piatrafesa de; MENEZES, Marilda Aparecida de; MARIN, Rosa Acevedo (orgs.) Diversidade do campesinato: expressões e categorias; estratégias de reprodução social , v.2. São Paulo; Editora Unesp; Brasília/DF: NEAD, 2009. GRAZIANO DA SILVA, José. A modernização dolorosa . Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1982. MARTINS, José de Souza.   Os camponeses e a política no Brasil . Rio de Janeiro: Vozes, 1981. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil . (3.ª ed.). São Paulo: Contexto, 1997.
Carregando...