Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História e seu Ensino ( ECH14332 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar as principais pesquisas e abordagens sobre o ensino de história, suas implicações na sala de aula como também o papel do professor de história na formação histórica de seus alunos.

Ementa
Conteúdos e conceitos básicos. História na sala de aula. O papel do professor de História. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensino – aprendizagem; O trabalho com Fontes primárias: fontes escritas, fontes imagéticas, fontes sonoras e fontes orais. História oral na reconstituição da história local; Processos avaliativos em história.

Bibliografia
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Ensino de História:  fundamentos e métodos. Cortez, 2011. FONSECA, Selva Guimarães. Caminho da história ensinada.  7. ed. Campinas - São Paulo. Papirus, 2003. NIKITIUK, Sônia Maia Leite. (Org). Repensando o ensino de História.  São Paulo.Cortez,1996.

Bibliografia Complementar
BORGES, Vavy P. O que é História?  São Paulo, Brasiliense, 1980. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. CABRINI, Conceição et. al. O ensino de história:  revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1985. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história:  experiências, reflexões e aprendizados. 5. ed. Campinas - São Paulo. Papirus, 2006. KARNAL. Leandro. História na sala de aula:  conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
Carregando...