Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Língua Brasileira de Sinais ( ECH14274 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Reconhecer o Surdo, a sua Língua e sua Cultura. Identificar a constituição escolar e de seus aspectos metodológicos de ensino. Compreender os princípios, fundamentos e aspectos práticos da educação para surdos. Apresentar a trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais. Promover discussões acerca da Libras como fator de inclusão social da pessoa surda.

Ementa
Ensino, aplicação e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e utilização corrente das comunidades surdas do Brasil; Trajetória histórica da Língua Brasileira de Sinais; a Libras como fator de inclusão social da pessoa surda; a Libras no contexto legal e educacional; o ensino das Libras.

Bibliografia
FELIPE, T. LIBRAS em contexto : curso básico. Brasília: MEC, 2001. FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática da língua de sinais . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, UFRJ, 1995. QUADROS, R.M. KARNOPP, L.B. Língua de Sinais Brasileira: estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar
HENGEMÜHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004. QUADROS. R. M., Educação de surdos a aquisição da linguagem . Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. LODI, A. C. B. (Org.). Letramento e minorias . Porto Alegre: Editora Mediação, 2002. SKLIAR, C. Educação e Exclusão: Abordagens sócio-antropológicas. Porto Alegre: Mediação, 1999. THOMA, A. da S. e LOPES, M. C. (Orgs). A Invenção da Surdez . Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
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