Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Diversidade e Inclusão na Educação do Campo ( ECH14257 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer e problematizar conteúdos, teorias e métodos para a pesquisa em diversidade e inclusão na educação do campo. Proporcionar e estimular reflexões acerca do contexto escolar, a diversidade, a ética e diretos humanos e a inclusão social da educação do campo. Analisar os atuais debates referentes à produção do conhecimento nas áreas da diversidade, inclusão e educação no campo.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Inclusão Escolar, Educação Especial e Diversidade na Educação do Campo. Perspectivas políticas, sócio-histórico-culturais e filosóficas. Legislação e políticas públicas em educação pelas suas diferenças políticas no Brasil e no Espírito Santo: os sujeitos da educação do campo. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a inclusão social da educação do campo.

Bibliografia
ANDRÉ, M. A. A pedagogia das diferenças . In: André, M. E. D. Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas/SP: Papirus, 1999. AQUINO, J. G. Ética na escola: a diferença que faz a diferença. In: AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola : alternativas teóricas e práticas. 2a. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. BAPTISTA, C. R. Sobre as diferenças e as desvantagens: fala-se de qual educação especial? In: MARASCHIN, C., FREITAS, L. B. de L., CARVALHO, D. C. Psicologia e Educação : multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: EdUFRGS, 2003. p. 44-55.

Bibliografia Complementar
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano.   Tradução Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. CAREGNATO, Célia Elizabete. Diversidade e diferenciação pela pesquisa universitária. Dossiê - Educação e Diversidade Étnico-Racial. v. 28, n. 1 (2010). PERSPECTIVA , Florianópolis, v. 28, n. 1, 247-268, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n1p247/17850. Acesso em: 17 nov. 2016. GONÇALVES, A. F. S. Inclusão escolar : mediação aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural. Vitória: GM, 2008. MACHADO, Ilma Ferreira. Educação do campo e diversidade . Dossiê - Educação e Diversidade Étnico-Racial. v. 28, n. 1 (2010). PERSPECTIVA , Florianópolis, v. 28, n. 1, 141-156, jan./jun. 2010. Disponível em: /periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n1p141/17844. Acesso em: 17 nov. 2016 MANTOAN, M. T. E. (Org.) O desafio das diferenças nas escolas.  São Paulo: Vozes, 2011.
Carregando...