Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Leitura e Produção de Textos II ( ECH14261 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar e discutir características da produção textual em gênero acadêmicos, enfatizando a participação dos gêneros textuais na construção das relações sociais na academia. Trabalhar com exercícios voltados para o incremento da autoconsciência e para o uso adequado de recursos materiais, sociais e culturais buscando o desenvolvimento da proficiência na produção textual acadêmica. Fomentar o desenvolvimento de habilidades retóricas e composicionais que conduzam à participação em atividades acadêmicas através da compreensão do trabalho com gêneros acadêmicos – como o fichamento, o resumo, a resenha, o relatório, o artigo de opinião, o ensaio, a revisão de literatura, o artigo científico etc.

Ementa
Conceitos fundamentais: texto, fatores de textualidade, gêneros e tipos textuais. Estratégias textual-discursivas de construção do sentido. Desenvolvimento de ações de linguagem por meio da leitura e de produção textual. Conhecimento e uso do padrão culto da língua em contextos de leitura e produção textual. Noções básicas de gêneros discursivos e tipologia textual. Análise de mecanismos textuais e discursivos.

Bibliografia
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal . São Paulo: Martins Fontes, [1992] 2000. CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo . São Paulo: Lexikon, 2009. FIORIN, J.L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1991.

Bibliografia Complementar
MACHADO, A. R., LOUSADA, E. & ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos . São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada,  Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p.363-385, 2010. OLIVEIRA, L. A. Manual de sobrevivência universitária . Campinas: Papirus, 2004. RIVERO, S.; ARAGÃO, E. (Orgs.) Lutar com palavras : leitura, escrita e gêneros textuais . Salvador: ABEC, 2006. SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade , v. 23, n. 81, p.143-160, dez. 2002
Carregando...