Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Economia Política ( ECH14254 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Contextualizar historicamente o surgimento da economia política; Compreender o processo de desintegração do modo de produção feudal e a emergência e solidificação do modo de produção capitalista; Refletir acerca do método e objeto de estudo da economia política; Analisar e relacionar os diferentes paradigmas da economia política e suas consequências para os processos que envolvem os camponeses; Analisar a importância do estudo da economia política para a compreensão da realidade atual e o fortalecimento dos processos de lutas dos camponeses.

Ementa
O surgimento da economia política e a consolidação do capitalismo. Método e objeto da economia nos paradigmas clássico, marxista, neoclássico e keynesiano. Tratamento de questões econômicas atuais segundo os diferentes paradigmas. 

Bibliografia
MARX, K. (1859). Para a crítica da economia política. In: MARX, K. Para a crítica da economia política : Salário preço e lucro; O rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril Cultural, 1982. NAPOLEONI, C. (1963). O pensamento econômico do século XX . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ROBINSON, J. “O que aconteceu à revolução keynesiana”. In: KEYNES, M. (coord.). Ensaios sobre John Maynard Keynes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 

Bibliografia Complementar
BASTOS, V. L. Para entender a economia capitalista . Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996. COUTINHO, M. C. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, Unicamp, 1998. GUIMARÃES, E. A. A. e TOLIPAN, R. “O curso de Economia e a crise da teoria econômica”. ANGE, Cadernos de orientação acadêmica , n.1. KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Carregando...